Avançar para o conteúdo

Como aumentar a segurança em trabalhos com eletricidade? Dicas para eletricistas

Compartilhe este post:
   Tempo de leitura: 4 minutos

Acidentes envolvendo eletricidade são muito perigosos e podem colocar vidas em risco. O choque elétrico é o mais comum, provocando queimaduras e até mesmo paradas cardíacas e a morte. O arco elétrico também pode ocasionar ferimentos sérios como queimaduras, lesões graves, choque e a morte, mesmo não tendo contato direto com a energia.

Conhecer boas práticas de segurança permite que os eletricistas atuem de forma prudente diante de situações de risco, além de usar adequadamente os equipamentos e antecipar possíveis acidentes. O uso de EPI’s minimiza os riscos proporcionando maior segurança ao usarem a rede elétrica, por isso, é essencial para a segurança dos eletricistas. Confira alguns:

  • Capacete – Associado a proteção contra quedas e impactos na região da cabeça, porém, também protege contra choque elétrico. Os capacetes classe B possuem isolamento térmico ideal para esse tipo de atividade.
  • Luva de borracha – Indicada para proteger de choques elétricos e queimadura, existindo em vários graus de proteção. Por isso, a tensão da luva deve corresponder com a tensão de trabalho para evitar acidentes.
  • Roupas especiais É preciso que sejam fabricadas em tecidos resistentes, podendo ser sintéticos ou naturais, que forneçam proteção contra altas temperaturas e dispersem cargas elétricas.
  • Botas de segurança – Um equipamento essencial e indispensável na proteção contra acidentes que envolvem energia elétrica.

Quais são os calçados adequados para eletricistas?

Os calçados adequados para eletricistas e outros profissionais do ramo precisam contar com o Certificado de Aprovação, concedido mediante um teste formulado pela ABNT. Recentemente, a norma sofreu algumas alterações para ampliar a segurança e passou a especificar que nenhum calçado usado por trabalhadores dessa categoria pode conter metais na sua composição.

O motivo para que essa alteração tenha sido feita está ligado à necessidade de que os sapatos sejam isolantes e, portanto, não permitam a passagem de qualquer tipo de corrente elétrica. Além disso, é necessário que o calçado seja hidrofugado, pois retém menos umidade.

Vale ressaltar a necessidade de que os calçados adequados para eletricistas possuam a simbologia necessária, SI (Segurança Isolante Elétrico), PI (Proteção Isolante Elétrico) e OI (Ocupacional Isolante Elétrico).

A Estival não faz uso do metal em nenhum dos componentes dos seus calçados, o que já os torna mais seguros para os eletricistas. Além disso, o solado é feito a partir de Poliuretano (PU) e contam com tecnologias como a Micro-E, que são mais seguras para o trabalhador e para o meio ambiente de uma forma geral.

Assim, os calçados da Estival atendem bem aos eletricistas. Entre eles, destacam-se os produtos feitos a partir de microfibra, que contam com biqueira plástica e, portanto, garantem a segurança desses profissionais.

A linha Volt da Estival é feita para você eletricista, ou para quem trabalha em locais com risco de choques elétricos! As botas são 35% mais leves que as versões similares, além de ser menos quente, mais fáceis de limpar e resistentes a rasgamento, abrasão e produtos químicos.

Linha exclusiva da Estival, os calçados Volt:

  • São testados e aprovados para uso em atividades com instalações elétricas;
  • Possuem certificado de aprovação específico para uso eletricista;
  • Estão de acordo com a norma ABNT NBR 16603:2017.

Essa norma traz todos os requisitos necessários para fabricação, ensaios e certificação do calçado isolante elétrico para trabalhos em instalações elétricas de baixa tensão até 500 V em ambiente seco.

Conheça agora nossa linha completa de calçados para eletricistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Precisa de ajuda?