Avançar para o conteúdo

Como treinar seus funcionários sobre segurança do trabalho?

Compartilhe este post:
   Tempo de leitura: 5 minutos

Seja você funcionário ou empregador, sabe que o treinamento de segurança do trabalho precisa ser prioridade da gestão da empresa. Mais do que seguir a legislação brasileira (através das normas regulamentadoras), deve-se considerar a saúde e o cuidado com os trabalhadores.

E qual a melhor maneira de prevenir acidentes no trabalho? A resposta é direta, mas não tão fácil de ser assegurada. Contudo, pode ser alcançada com o treinamento apropriado: mantendo-se o ambiente livre de riscos. No artigo de hoje, você vai entender tudo sobre o tema, desde a sua importância, os tipos de treinamento e como realizá-lo. Continue a leitura!

Importância do treinamento sobre segurança

Montar um treinamento focado em segurança do trabalho é o mesmo que ensinar aos colaboradores, de forma prática, os procedimentos apropriados que devem ser executados antes, durante e após a realização de um trabalho.

Aqui, você precisa ter em mente que o objetivo do treinamento não visa apenas compartilhar uma metodologia operacional. Refere-se também a uma mudança comportamental, por meio da compreensão de como a segurança do trabalhador (e consequente, sua saúde) importa.

Um treinamento de segurança do trabalho pode ter inúmeras abordagens e assuntos, enriquecendo a organização em áreas diferentes. Desse modo, o time de colaboradores passa a se importar mais com o colega de trabalho, criando uma cultura de proteção, prevenção e integridade, entre outros princípios.

Muitos benefícios ocorrem para a empresa onde existe uma equipe devidamente treinada, o que inclui: maior qualidade do produto e serviço prestado, equipes capacitadas (realizando os processos com mais segurança), redução do número de acidentes, maior engajamento dos funcionários (e assim, maior produtividade), criação de uma atmosfera mais agradável e maior sensação de bem-estar no ambiente de trabalho.

Tipos de Treinamento em segurança do trabalho

Os treinamentos mais comuns são aqueles que tem como base as conhecidas Normas Regulamentadoras (NRs) e os processos de trabalho. Listamos abaixo os modelos mais populares de treinamento:

1. Conscientização

Em geral, esse treinamento é feito por meio de palestras motivacionais para ensinar os procedimentos apropriados ao manejar os equipamentos e quais os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) precisam ser utilizados (como calçados de segurança).

Com isso, acontece uma conscientização dos trabalhadores quanto as vantagens de acompanhar todas as regras de segurança estabelecidas pela legislação e as do regimento interno da empresa.

2. Integração

É o que mais funciona ao chegar um novo funcionário, que necessita ser integrado com as regras da empresa e as NRs.

As informações passadas a ele podem ser sobre o local e as condições de trabalho, discutindo-se sobre os possíveis problemas (e riscos) sujeitos à função do novato. Em alguns segmentos (como na construção civil), esse procedimento é obrigatório.

3. Prevenção

Esse treinamento é crucial para que não apenas o responsável pela segurança, mas todos os funcionários, efetivamente, conheçam a legislação e os riscos aos quais possam estar expostos em seu ambiente de trabalho. É a cultura da prevenção que faz a diferença na empresa, pois quando todos os colaboradores trabalham em conjunto para impedir tragédias, a empresa só sai ganhando. Lembre-se disso: prevenir é a solução.

4. Ergonomia

Todo mundo conhece alguém que senta errado na cadeira do trabalho ou que tenha dores nas costas (por pegar peso da forma errada, por exemplo), não é verdade? 

Tratando-se do treinamento de ergonomia, ele é bastante funcional e compreende-se no ensinamento da importância de manter a postura física adequada durante o dia de trabalho (seja na forma de se sentar nas cadeiras ou ao operar equipamentos). Corrigindo a postura frequentemente, fazendo exercícios regularmente e tendo-se momentos de pausa para relaxamento físico (mesmo que curtos), é possível evitar Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs), tão comuns atualmente.

5. Análise de riscos

Ela serve para ajudar na antecipação dos problemas. O conteúdo abordado nesse treinamento considera a apresentação das técnicas usadas no acompanhamento dos riscos para a prevenção de acidentes de trabalho. É um dos treinamentos mais eficazes.

Agora que você viu como treinar os seus funcionários sobre segurança do trabalho, leia novamente as NRs relacionadas a área de atuação da empresa e coloque em prática com nossas dicas, para assim ter um ambiente mais seguro!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Precisa de ajuda?