Segundo pesquisas, o Brasil registrou 2,5 mil óbitos e 571,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) no ano passado. Ou seja, houve um aumento de 30% em relação a 2018.
Os acidentes de trabalho causam impactos significativos, tanto na saúde e qualidade de vida do trabalhador como aos cofres públicos. Houve mais de 153,3 mil concessões de auxílio-doença acidentário e 4,1 mil aposentadorias por invalidez decorrentes de acidentes. Conforme o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os gastos com benefícios previdenciários foram de R$ 17,7 bilhões em auxílios-doença acidentário e de R$ 70,6 bilhões em aposentadorias pela mesma causa.
Prevenção
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior do Trabalho (CSJT) criaram, no ano de 2011, o Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É uma parceria com instituições públicas e privadas para formular e executar projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
Importância do uso de EPI’s
Quando se trabalha de locais de trabalho como na construção civil, os operários ficam expostos a riscos o dia todo, fazendo dos EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) itens essenciais.
Por isso, é dever dos gestores, técnicos e engenheiros de segurança do trabalho terem controle sobre a distribuição e o uso adequado dos EPI’s, além de oferecer treinamentos para todos os colaboradores sobre a importância da utilização apropriada deles.
Lembre-se: o EPI é seu aliado no trabalho, e não um empecilho, podendo prevenir lesões e até mesmo proteger a sua vida! Por isso, sempre os use corretamente e compre de empresas que garantam a sua qualidade. Clique aqui e veja nossos produtos!