Avançar para o conteúdo

Cuidados na obra: Dicas de segurança para Construção Civil

Compartilhe este post:
   Tempo de leitura: 3 minutos

Para evitar acidentes no canteiro de obra, alguns cuidados básicos devem ser adotados pelas empresas e seus respectivos funcionários. Veja abaixo 5 dicas de segurança para construção civil:

1. Sempre siga as Normas Regulamentadoras (NRs) do setor

Não há como garantir a segurança na construção civil sem seguir aos requisitos cruciais na prevenção de acidentes. Para isso, é preciso atentar-se às NRs do setor que falam, principalmente, sobre medicina e segurança do trabalho.

2. Tenha uma CIPA e SESMT na obra

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é prevista pela NR 5, visando inspecionar as condições de trabalho; identificar eventuais riscos nos processos desempenhados;

divulgar informações sobre segurança e saúde, entre outras ações. Essa comissão deve ser integrada por representantes dos empregadores e dos empregados.

Já o Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT), é composto por engenheiros ou médicos especialistas do trabalho. Eles asseguram a integridade dos colaboradores da obra durante a jornada de trabalho.

3. Uso adequado de EPIs (Equipamento de Proteção Individual)

Os EPIs são itens obrigatórios, previstos nas Normas Regulamentadoras. Eles devem ser distribuídos de forma adequada, conforme exige cada função. Sua utilização, ainda, deve ser fiscalizada pelos profissionais da segurança da obra.

Dentre os EPIs mais comuns na construção civil, os capacetes, calçados de segurança, luvas, protetores auriculares, óculos de proteção, entre outros itens são importantíssimos na prevenção de acidentes.

Em nosso site, você encontra diversos sapatos de segurança, como o modelo abaixo:

4. Obra organizada

Os profissionais da segurança do trabalho citam que manter um canteiro de obras bem organizado talvez seja uma das formas mais eficazes de evitar acidentes. Isso acontece porque um ambiente fora dos padrões contribui para que falhas sejam mais comuns.

E além de respeitar as normas legais e prezar por um local de trabalho íntegro, é necessário instruir e supervisionar os trabalhadores, pois só assim o ambiente se manterá organizado.

5. Treinamento contínuo

Deve-se instruir os colaboradores da obra (como pedreiros, pintores, encanadores, eletricista, etc.), para que os padrões de segurança e organização sejam respeitados. Fazer com que eles entendam o seu papel para garantir um ambiente de trabalho seguro, e qual a importância de tais cuidados, é essencial.

Desse modo, é preciso incentivar a participação dos mesmos em cursos técnicos, palestras sobre prevenção de acidentes e principalmente, promover eventos sobre a temática através da própria construtora.

A transmissão desse conhecimento faz com que os profissionais da área se sintam mais seguros e valorizados. Aumentando o seu grau de satisfação profissional, consequentemente refletirá na produtividade da obra, devido aos padrões de qualidade aprendidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Precisa de ajuda?