Avançar para o conteúdo

Os principais riscos de acidentes no ambiente de trabalho e como preveni-los com sapatos de segurança

Compartilhe este post:
   Tempo de leitura: 3 minutos

O sapato de segurança precisa proteger os pés dos trabalhadores das mais diversas profissões, seja no comércio, na indústria ou na prestação de serviços. A Norma Regulamentadora n.º 6 (NR-6) classifica conforme algumas possibilidades de riscos ocupacionais: 

  • Calçados para proteção contra impactos de quedas de objetos;
  • Contra agentes provenientes de energia elétrica;
  • Agentes térmicos;
  • Agentes abrasivos e escoriantes;
  • Agentes cortantes e perfurantes;
  • Agentes químicos e contra umidade.
Acidentes de trabalho ocorrem todos os dias, e muitos deles poderiam ser evitados ao utilizar o EPI adequadamente

Todos os anos o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibiliza estatísticas nacionais com os casos de acidentes ocupacionais que envolvem os pés dos trabalhadores (sendo em torno de 39 mil casos). Essa região do corpo é a segunda parte do corpo mais atingida. E esses dados mostram o quanto é essencial o uso de calçados de segurança (um importante EPI – Equipamento de Proteção Individual–),  exigido pelas normas de Segurança e Saúde do Trabalho.

As chefias, os engenheiros e técnicos de segurança do trabalho devem fazer capacitação periódica com os funcionários, para evitar principalmente acidentes com os pés.

É dever do empregador fornecer o sapato de segurança a seus colaboradores, garantir a sua manutenção e substituí-lo por novos, quando necessário. Inclusive, a inspeção do trabalho (feita por órgãos competentes) poderá aplicar sanções ao empregador se não oferecer aos trabalhadores o calçado adequado. E é dever dos trabalhadores utilizar os calçados de segurança sempre que estiverem trabalhando ou circulando em zonas de risco. 

Qual calçado de segurança é o ideal?

Se você for um trabalhador da construção civil (como pedreiros, encanadores e pintores), saiba que a linha Work da Estival é especialmente pensada para calçar os seus pés:

Biqueira

Este calçado é compatível com biqueiras de pvc e composite. A biqueira composite suporta 200 joules de pressão conforme ABNT 20345.

Forração

Calçado forrado com tecido favinho anti-bactericida e antifungicida altamente resistente contra rasgamento e abrasão, com toque macio. Forração na parte interna da gáspea em material não tecido de 1,8mm e forro suador parte traseira.

Palmilha antiperfuro

Este calçado é compatível com palmilha antiperfuro de 3,4mm feita em fibras de meta aramida e resina epóxi não metálicas (kevlar). Fixada pelo sistema strobel, a palmilha antiperfuro protege contra corte e perfuração. Acessório opcional.

Outras características

Ele possui solado ergonômico feito em PU (poliuretano) bidensidade formado por duas camadas: entressola de baixa densidade 0,4gm³ e planta compacta rígida resistente a abrasão, antiderrapante com ranhuras de 4mm conforme norma ABNT NBR ISO 20344. Conta com canais de escoamento, pontos de rotação, sistema de amortecimento.

Viu só quantas vantagens? Conheça agora nossa linha completa de calçados! Clique aqui e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Precisa de ajuda?